domingo, 24 de maio de 2009

Igreja de N. Sra. da Conceição

A igreja de Nossa Senhora da Conceição, de estilo neo-românica, foi construída entre 1940-1942. Os principais impulsionadores da sua construção foram o então director da empresa VM&PS, Dr. Faria de Morais e o pároco da vila, padre Raimundo Perez. O lançamento da primeira pedra deu-se em 10 de Setembro de 1933 em cujo terreno foi adquirido à família Lima Barreto por 40.000 escudos. Houve muitas pessoas que, com os seus donativos, ajudaram a edificar esta igreja, a esposa do então Presidente da República, Maria do Carmo Fragoso de Carmona, Dr. António Carneiro Pacheco (Ministro das Obras Públicas).

Uma forma de ajudar financeiramente a construção da igreja era a aquisição deste postal. Este postal, elaborado na gráfica Bolhão-Porto, data de Agosto de 1933 e podemos ver o ante-projecto da igreja paroquial de Vidago.

Construção da Igreja paroquial...




(Imagens da Foto Alvão-Porto obtidas do Álbum das Termas-Colecção do Centro Português de Fotografia)

2 comentários:

Susana Falhas disse...

Olá Júlio!
Descobri o seu blogue por acaso . É de louvar a iniciativa em dar a conhecer Trás-os Montes. Eu também procuro fazer algo semelhante com o blogue das Aldeias Históricas de Portugal.

Mas como Portugal não se resume apenas à beleza existente nestas aldeias, estou a dinamizar uma blogagem colectiva sobre "A aldeia da minha vida" para os dias 9 e 10 de Junho, a propósito das comemorações do dia de Portugal.

Haverá um prémio para a melhor postagem .
Venho por este meio convidá-lo a participar para dar a conhecer a sua aldeia ou localidade que entenda merecer divulgação e visibilidade.

Para participar basta enviar um e- mail e seguir os passos presentes no blogue da aldeiadaminhavida ".

Conto com a sua participação!

Um abraço, Susana

Anónimo disse...

Muitos parabens por este excelente trabalho e por estes belos postais.
É destes vidaguenses que Vidago precisa...Vamos voltar a pôr Vidago no mapa...
Um abraço.